quinta-feira, 30 de julho de 2015

4: 5º espaço, inclusão no I ENADES





Apresentar a peça no I ENADES (I Encontro Nacional de Audio Descrição) foi uma experiência marcante. Pensar na percepção desse seleto público acrescentou camadas dramatúrgicas e de interpretação. As falas nem aumentaram muito, mas o suficiente para trazer dimensões que vez ou outra surgiram nos ensaios e lá haviam ficado, esquecidas. Descobertas dentro do universo da cena.

 



 
O alto padrão desse público de especialistas foi um desafio delicioso para entrar em cena com "4 - Peça de Câmara para 1 Atriz e 4 Personagens" . 
 
Contamos com a colaboração preciosa de Leticia Schwartz na áudio descrição com fones disponíveis para aqueles que quisessem, e do Luiz Miritz e do Gabriel Schimitt na técnica, da Andrea Garbelotti e da Gabriela França. 
 
O debate foi inesquecível e também agregou aos espetáculos posteriores, especialmente no que disse respeito à voz dos personagens, um material precioso para quem está em cena, oferecido por um público que chegou ao requinte de pontuar a respiração de cada um deles.
 
 Em 4 dias de evento, todo o tempo em palestras, apresentações e mesmo no cafezinho só me fizeram perceber o alto nível dos participantes, com ou sem deficiência visual.  Foi um momento de muito aprendizado, muita troca e muita vontade de tornar o mundo melhor para todos.  
Como o tempo foi curto em função de ensaios e apresentações, não foi possível assistir a todas as palestras, atividades, mini-cursos que gostaria, numa programação tão abrangente e rica. Mas foi maravilhoso conhecer a Leticia, a Andreza Nóbrega, a Marilena Assis, a Cristina Kenne de Paula, o Ednilson Sacramento, a Debora Dimussio, a Ana Fátima Berquó e a Aparecida Leite, do IBC, o Milton Carvalho, a Rosangela Lima, a Edjane Santos, poderia enumerar mais gente, mas não consigo lembrar o nome de todos, e isso inclui toda a atenta equipe do evento.

Agradeço muitíssimo ao visionário Francisco Lima que gerou esse Encontro com energia, delicadeza e ainda teve a generosidade de saber compartilhar com todos o seu sonho. Com liberdade, criatividade e perseverança. Parabéns à toda família Lima e a todos os participantes. Sonho que se sonha junto... gera uma carta necessária como a Carta de Colatina.


Nenhum comentário:

Postar um comentário